Várzea é um bairro do município brasileiro do Recife, capital do estado de Pernambuco. É o segundo maior bairro em extensão territorial do município com 2.264 hectares. É um bairro bastante arborizado, cortado pelo Rio Capibaribe, de clima agradável e caracterizado pela presença de prédios baixos, de até 6 andares do tipo caixão, residencial, de comércio não muito expressivo e com diversas atividades culturais. Neste bairro estão localizados o Instituto Ricardo Brennand (com um rico acervo em peças mediavais e a maior coleção privada de obras do pintor francês Frans Post); o Ateliê de Francisco Brennand, (Vídeo Clique aqui) onde estão expostas diversas esculturas em argila; a Escola Municipal de Arte João Pernambuco (conhecido popularmente como Conservatório da Várzea); a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; a Arquidiocese de Olinda e Recife(também uma casa de repouso para idosos); e a Cúria Metropolitana. Ainda estão sediados na Várzea o Instituto Santa Maria Mazarello (Ordem Salesiana), o Lar Fabiano de Cristo - Casa de Rodolfo Aureliano, a Companhia de Caridade - Instituto Padre Venâncio, a sede da Secretaria de Educação de Pernambuco (no antigo prédio da Oi) e a Companhia Industrial de Vidros (CIV). A praça da Várzea é sede dos principais eventos culturais do bairro. É um bairro bastante privilegiado pelo fato de situar-se a 5 minutos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) bem como do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE) e a apenas 8 minutos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O bairro é muito bem suprido pelo transporte público, uma vez que está localizado entre grandes terminais integrados (TI) de passageiros da região metropolitana do Recife (TI Camaragibe, TI Macaxeira, TI Barro e o TI Caxangá). O principal logradouro do bairro é a Avenida Afonso Olindense.
***VÍDEO***
HINO DE PERNAMBUCO
O hino pernambucano é uma poesia acompanhada de música em honra aos bravos guerreiros do estado. Foi composto no ano de 1908. A letra foi escrita por Oscar Brandão e a música é de autoria de Nicolino Milano.
Ouça AQUI Letra do Hino
"Coração do Brasil! em teu seio
Corre o sangue de heróis - rubro veio Que há de sempre o valor traduzir És a fonte da vida e da história Desse povo coberto de glória, O primeiro, talvez, no porvir. Estribilho Salve! Oh terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal! Nova Roma de bravos guerreiros Pernambuco, imortal! Imortal! Esses montes e vales e rios, Proclamando o valor de teus brios, Reproduzem batalhas cruéis. No presente és a guarda avançada, Sentinela indormida e sagrada Que defende da Pátria os lauréis. Estribilho Do futuro és a crença, a esperança, Desse povo que altivo descansa Como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito, Era o sol a brilhar no infinito Era a glória na terra a brilhar! Estribilho A República é filha de Olinda, Alva estrela que fulge e não finda De esplender com seus raios de luz. Liberdade! Um teu filho proclama! Dos escravos o peito se inflama Ante o Sol dessa terra da Cruz!" Estribilho |
sábado, 26 de julho de 2014
Orgulho de ser Pernambucano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
No Linguixo, que é a linguagem do lixo, se me permite, essa obra poderia ser batizada de Francand- Dicialeto- Francisco Brennand.
ResponderExcluirAndré, a sua colocação foi perfeita.
ExcluirObrigado!!