Publicidade

Artmajeur Create your own Online Art gallery !

domingo, 9 de novembro de 2014

Santa Ceia...


Autor: Alancacio Carneiro
Técnica: Catamisto (ferro)
Dimensões: 15 x 15cm
Ano: 2003/2014



A Cabala na Ceia de Leonardo da Vinci

O escritor gaúcho Eucajus Eugênio, autor do livro “Ordem dos Fantasmas” realizou uma leitura dos símbolos esotéricos inseridos nas pinturas de Leonardo da Vinci e revela que a postura e a localização dos apóstolos na Ultima Ceia correspondem com as Esferas da Cabala.
 
“Mais que revelar segredos ou códigos é preciso entender o significado de um símbolo, entender o que ele representa. Quando Da Vinci pintou o apóstolo João, não pintou uma mulher, e sim, um ser andrógino, porque João representa a esfera “Hod” da Cabala. Vou dar um exemplo prático: Na ceia, as mãos de Jesus representam o Princípio Hermético de Correspondência (O que esta em cima é igual ao que esta em baixo), basta observar que uma esta com a palma virada para cima e a outra para baixo. Na Cabala, Jesus representa a esfera “Daat”, conhecida no meio místico como a Esfera Invisível da Arvore da Vida. Aí você pergunta; Jesus a esfera invisível?

O personagem principal da ceia? Isso nos faz compreender porque Leonardo da Vinci permanecia por horas no refeitório Maria delle Grazie olhando para pintura. Ele meditava sobre uma questão: Como destacar o personagem principal e ao mesmo tempo torna-lo invisível? A resposta seria torná-lo o menos expressivo de toda a pintura! Criei uma experiência que prova essa teoria e esta divertindo os leitores do livro e do blog. Trata-se de uma imagem da ceia sem Jesus. Acredite, 98% das pessoas não percebem a ausência dele. Quando essa ausência é revelada, eles dizem ter confundido Jesus com Tiago Maior, e isso é incrível! Justamente Thiago Maior, justamente aquele que representa a esfera “Tiferet”, confirmando um principio da cabala que define: Daat é a imagem de Tiferet”.

A leitura dos símbolos realizada por Eucajus é surpreendente porque mostra algo que sempre esteve diante de nós. Você viu a enorme letra “S”, de Salai na Mona Lisa? Não! Então olhe ao lado do ombro direito, não esqueça, Da Vinci escrevia da direita para esquerda. Veja também a ponte acima do ombro esquerdo. Segundo Eucajus, a ponte é um símbolo místico que representa a ligação entre aquilo que pode ser percebido e aquilo que esta além da percepção.

Símbolos Maçons na Mona Lisa, o verdadeiro significado do pote de sal na ceia e outras revelações sobre as obras de Leonardo da Vinci você pode conferir no blog do livro repleto de imagens ilustrativas.




O sal na mesa costumava significar prestígio, orgulho, segurança e amizade. Sua ausência ou o sal derramado era sinal de mal presságio, tanto é que Leonardo da Vinci colocou um saleiro derramando na frente de Judas em seu famoso quadro “A Última Ceia”.


Arte oculta: confira alguns códigos secretos escondidos em pinturas famosas

A Última Ceia, da Vinci

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Outra pintura famosa que supostamente apresenta um código secreto é “A Última Ceia” de da Vinci, do final do século 15. Aparentemente, as mãos dos apóstolos e os pães que aparecem no afresco correspondem a notas musicais e formam uma pequena composição, mais especificamente, um requiem. Além disso, outros elementos que aparecem no afresco dão indicações sobre o ritmo e a duração de cada nota. Você pode ouvir a música através deste link.
Fonte da imagem: Reprodução/Cracked.com
O mais curioso é que as notas, para fazerem sentido, devem ser lidas da direita para a esquerda, que era como o pintor costumava escrever. Neste caso, até mesmo os mais céticos não conseguem negar que a harmonia da composição é perfeita demais para ser uma simples coincidência, admitindo que a hipótese de que da Vinci teria incluído um código secreto em sua obra é — no mínimo — plausível.

La Gioconda, da Vinci

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
A famosa Mona Lisa, pintada no início do século 16 por Leonardo da Vinci, provavelmente seja a obra mais comentada e envolta em mistérios de todos os tempos. Além do sorriso enigmático e da verdadeira identidade da mulher da imagem — há quem acredite que se trata de Lisa Gheradini, a esposa de um mercador florentino, outros que seria um autorretrato do próprio da Vinci — os mistérios que a envolvem parecem infinitos.
Fonte da imagem: Reprodução/The Telegraph
Tanto que há três anos o historiador e arqueólogo italiano Silvano Vincenti disse ter descoberto códigos secretos nos olhos de Mona Lisa. Vincenti teria encontrado as letras “L” e “V” na pupila direita, possivelmente representando as iniciais do nome do artista, e as letras “C” e “E” na pupila esquerda que, segundo o arqueólogo, poderiam ser uma pista sobre a verdadeira identidade da mulher.


Leonardo da Vinci

Pintor italiano

Biografia de Leonardo da Vinci:

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das obras que o notabilizou. Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano. Um dos maiores nomes do Renascimento. Sua obra, de uma grande diversificação, é toda marcada pela genialidade. Sua figura humana aproximou-se como nenhuma outra daquele imaginário Homem Universal, o ideal da época renascentista. Embora genial em diversos campos, foi na pintura que se notabilizou com verdadeiras obras-primas, como o retrato de "Mona Lisa", a "Última Ceia", "Anunciação", e a "Virgem dos Rochedos".
Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana perto de Vinci, e próxima a Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Por volta de 1466, torna-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio. Com 25 anos de idade já trabalhava para Lourenço de Medici, o famoso mecenas que governava Florença. Já conhecido passou a trabalhar para outras figuras importantes. Era protegido de Lodovico Sforza, duque de Milão. Entre 1482 e 1499 vive em Milão, onde pinta o afresco "A Última Ceia", para o Mosteiro de Santa Maria dell Grazie.
Até o Renascimento, ninguém pensava em urbanismo. As cidades não passavam de amontoados de casas. No projeto urbanístico que fez para a cidade de Milão baniu muros, traçou canais e um sistema de abastecimento de água e esgotos. As casas eram amplas e ventiladas e haveria praças e jardins. Nesse período estuda perspectiva, óptica, proporções e anatomia. Foi descoberto dissecando cadáveres o que era considerado grave crime. Graças às suas dissecações fez descobertas importantes que registrou em inúmeros desenhos e no Tratado de Anatomia que escreveu.
De volta a Florença, pinta a tela "Mona Lisa" (1503-1507), sua obra mais famosa. Vive em Roma entre 1513 e 1517, onde se envolve em intrigas do Vaticano e decide se juntar à Corte do rei francês Francisco I. Nos estudos científicos, antecipa muitas descobertas modernas, como o helicóptero e o paraquedas. Em Trattato della Pittura, Leonardo defende a supremacia da pintura sobre todas as outras artes, por ser a única indispensável à exploração científica da natureza.
Leonardo da Vinci passou seus últimos dias na França, e ali morreu, no dia 2 de maio de 1519, em Clos Lucé. Foi enterrado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise.

Obras de Leonardo da Vinci

O Batismo de Cristo, 1475
A Anunciação, 1475
Ginevra de Benci, 1476
Virgem Benois, 1478
A Vígem de Granada, 1480
A Virgem do Cravo, 1480
São Jerônimo no Deserto, 1480
Dama Com Arminho, 1480
A Adoração dos Magos, 1481
Virgem dos Rochedos, 1486
Madona Litta, 1490
Retrato de Um Músico, 1490
Retrato de Mulher de Perfil, 1495
La Belle Ferronniere, 1495
A Última Ceia, 1497
A Virgem, O Menino, Sant'Ana e São João Batista, 1500
Salvator Mundi, 1500
Virgem do Fuso, 1501
Mona Lisa, 1507
Virgem dos Rochedos, 1508
A Virgem e o Menino com Santa Ana, 1513
São João Batista, 1515



LEONARDO DA VINCI: 5 COISAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA
http://hypescience.com/5-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabia-sobre-leonardo-da-vinci/

**CURIOSIDADES**
O material jornalístico produzido pelo FalaCultura é protegido por lei. Se usar nosso material como referência, por favor cite a fonte. Sinta-se livre para compartilhar nosso conteúdo, usando o link: 
http://falacultura.com/curiosidades-sobre-leonardo-da-vinci/


**CURIOSIDADES**
http://www.fabiog.com.br/Web_Portifolio/MundoDaVinci/curiosidades.htm

**LIVROS SOBRE LEONARDO DA VINCI**
http://www.suapesquisa.com/leonardo/livros_leonardo_da_vinci.htm

Um comentário:

  1. Reflexão Apostólica
    “Esta missão requer que o coração de cada membro se deixe inflamar pelo mesmo ardor missionário que inflamou a vida de tantos cristãos ao longo da história da Igreja; cristãos que entenderam que a essência do cristianismo é o amor, e que a alma do apostolado consiste em comunicar esse amor, vivido e experimentado em Cristo, sobretudo na relação com Cristo na Eucaristia. (Manual do Membro do Movimento Regnum Christi, n.43)

    ResponderExcluir

Publicidade