Autor: Alancacio Carneiro
Técnica: Catamisto (ferro)
Dimensões: 18 x 11cm
Ano: 2012
CACTOSelenicereus grandiflorus
Descrição : Planta da família das Cactaceae, também conhecida como flor do baile, flor da noite e flor cheirosa. Planta de porte arbustivo, que pode atingir ate 10m de altura ou comprimento. Tronco serpentuoso, suculento, trepador, com cerca de 4 cm de espessura, o caule seccionado com 4 ou 8 lados, verde-azulado, liso, coberto com raizes adventicias. Tern brotos axiais tomentosos, claros, nas nervuras protuberantes verticals com 6 a 11 espinhos em agulha de 4 a 6mm de comprimento; Flores grandes, belissimas, de 18 a 25cm de comprimento e 15 a 27cm de diametro. Possui numerosas petalas lanceoladas e dispostas em espiral. As externas sao marrons, as medianas sao amarelo-claro e as internas, que são mais agudas, sao branco-neve. Os estames sao numerosos e brancos e as anteras são amarelas. Os pistilos tern 4 estigmas; O ovário e globular e inchado, com pelos marrons-acinzentados e espinhos. A flor tern um suave aroma de baunilha, abre-se a noite e fecha-se pela madrugada, após 6 horas, uma única vez ao ano;.
Partes utilizadas : Botões florais, brotos, caules frescos e flores secas.
Habitat: Nativa da America Central, sendo cultivada no México, América do Sul e Europa;
Historia: Usado pela população indígena e cabocla da América Central e do Sul. Não deve ser confundido com outras espécies de cactus, pois não possuem suas virtudes terapeuticas. Faz parte da Farmacopeia Homeopática.
Principios ativos: Flavonoes: narassina, ruftna, cafftino, teempteritina, grandiflorina, hiperosideo; Aminas (somente nos brotos): hordenina, tiramina, N-metiltiramina, N-dimetiltiramina; Betacianinas (noos botoes florals); Alcaloides: mescalina, acido lisergico.
Farmacologia: Os princípios ativos de efeito semelhante ao digital, incluindo estimulação cardiaca e dilatação coronariana e de vasos periféricos, sem alterar o sistema nervoso. Tern efeito superior ao do Aconito. Modula as palpitações cardiacas, sejam de origem nervosa ou orgânica. Age nas hipertrofias e lesões valvulares graves. Estimula os neuronios motores da medula espinhal; Sua ação topica como anti-flogistico ainda não foi comprovada em laboratório, mas encontramos indicações de seu uso nas bronquites clínicas com sibilos e nas bronquites por sobre-excitação do coração; especialmente nos casos em que estes sintomas tem origem nervosa. Indicações em febres catarrais e reumáticas, simples ou inflamatórias. Em cefaleia por congestão sanguinea, cefaleias pulsantes, apoplexia sanguinea, epistaxe abundante, oftalmia aguda, otite reumatica, reumatsmo com estenocardite e hipertrofia cardiaca, asma congestiva, opressao da respiração. hemorroidas.Wilcox.R.W. recomenda seu uso nas perturbacões cardiacas consequentes ao abuso de alcool, tabaco, cha e cafe e debilidade do pulso por excitação do nervo pneumogástrico.
Indicações : Doenças cardiacas: congestões e irritações do coração e dos vasos sanguineos, sobre-excitação, palpitações. miocardites, aortite, pericardite, hipertrofia, lesoes valvulares, degeneração do musculo cardiaco, arritmias decorrentes dos abusos de chá, café, tabaco e alcool. Sintomas cardiacos decorrentes da dispepsia. Pulso fraco decorrente da excitação do nervo pneumo-gástrico; Congestão hepatica e litiase biliar; Doenças reumáticas; Afecções urinarias: cistites, paralisia da bexiga por fluxo de mucosidade espessa; Afecções ginecologicas: metrorragia, dismenorreia; Hemorragias; Afecções pulmonares; hepatização pulmonar, asma por congestão, opressao crônica da respiraçãoo, tosse catarral com sibilos asmáticos.
Posologia:Adultos: 15 a 50ml de tintura divididos em 3 ou 5 doses diárias, diluidos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) ou 4g de erva fresca (2 colheres de sopa para cada xícara de agua), em infuso, ate 5 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs.
Propriedades medicinais: Usos etnofarmacologicos: estimulante e moduladorcardiaco, estimulante dos mecanismosmedu-lares, afeccoes hepaticas, reumatismo agudo, hemorra-gias, anti-inflamatorio.
Contra-indicações/cuidados: Há relatos de que uso interno do suco da planta fresca causa urticária, dermatose, queimação da boca, enjoo, vômitos e diarréia.
Efeitos colaterais: Não ha relatos de nenhum dano a saúde ou efeito colateral com o uso nas doses terapeuticas indicadas.
Superdosagem: Não ha relatos. Caso ocorra, alem das medidas usuais para intoxicação, tratamento sintomatico para vômito, cólicas e diarréia deverão ser instituidos e dieta zero.
Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cacto.html#.VD1-RvldUp4#ixzz3G9P5j3eF |
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Cha de Cacto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMO SURGIU O CHÁ DAS CINCO NA INGLATERRA?
ResponderExcluirQuando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant. Essa tradição existe no país desde 1662, mas caiu na graça do povo a partir do século XIX por causa de uma duquesa esfomeada. De lá para cá, o hábito saiu da exclusividade burguesa e é praticado por toda a população… E em qualquer horário!
Como surgiu o cha das cinco na Inglaterra Como surgiu o chá das cinco na Inglaterra?Segundo a revista Super Interessante, a tal tradição do chá das cinco já existia há tempos em terras portuguesas. Ao se casar com o rei inglês Charles II, Catarina de Bragança, filha de D. João IV, acabou levando o costume para a Inglaterra. Lá, ele foi adotado pela corte em cerimônias e banquetes.
Mesmo assim, foi por causa de outra personalidade da realeza que o ritual ganhou fama e notoriedade. Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta. Como solução, fazia um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado.
Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí, a tradição se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.
Hoje, o horário fixo não é obrigatório, mas o hábito de tomar um lanche no meio da tarde regado a muito chá, pães e doces permanece intacto, com menos ou mais formalidade.
Por: Lucas Tavares
ESCRITO POR MEXIDO DE IDEIAS EM CURIOSIDADES